Caminho Central Via Atlântico

Colos < > Cercal

Etapa 4 - Via Atlântico

Desde o alto da colina onde se ergue a Igreja Paroquial (que ostenta a cruz espatária da Ordem de Santiago estampada na frontaria), percebemos estar no seio de um antigo povoado fortificado, erguido em ponto estratégico entre planícies de montado e as montanhas da serra que se estendem no nosso Caminho até ao Cercal… Hoje em dia Colos surpreende pela simbiose entre a ruralidade alentejana e os hábitos modernos dos muitos estrangeiros que encontraram refúgio nesta freguesia de Odemira. Abastecemo-nos bem para enfrentar a mais desafiante etapa do Caminho, traçada em plena Natureza serrana, com escassas oportunidades de contato humano limitadas a alguns casais e montes dispersos. E se quisermos acrescentar vistas surpreendentes sobre a paisagem serrana, havemos de nos desviar ligeiramente e subir até à Ermida de Nª Senhora das Neves! Chegando ao sítio da Aldeia do Cano, alguns quilómetros antes do Cercal, a paisagem ruraliza-se e os trilhos florestais dão lugar a amplos estradões que nos conduzem até ao perímetro urbano.


e também…

Festa Nossa Senhora da Conceição – Agosto

Mapa ETAPA 4

Distância 26,5 km


Altitude máxima 209 m


Subida acumulada 465 m


Descida acumulada -458 m


Duração 6h00m


Dificuldade (0-5) 4

Altimetria Etapa 4

Dicas

Leve sempre água, mantimentos, protetor solar, chapéu, impermeável, calçado confortável e um mapa.

Onde Dormir

 Monte da Bela Vista, Colos

 Dias Distintos, Colos

 Além Monte, Colos

 Monte da Casa Nova, Ribeira do Seissal

 Cerro das Margaridas, Ribeira do Seissal

 Quinta da Sernadinha, Aldeia do Cano

 Monte Amadia, Ferrenho

 Quinta do Marmeleiro, Cercal

 Portela Guesthouse, Cercal

 Madressilva House, Cercal

 Refúgio do Bem- Estar, Cercal

 Alojamento Solar do Alentejo, Cercal

 Apartamento Bau Doce, Cercal

 Azul Alentejo Tradicional, Cercal

 Casazul Mountain&Beach, Cercal

 Cerca Velha, Cercal

 Quinta Camarena, Cercal

 Sesmarias MEL, Cercal

 Quinta das Teimosas, Cercal

 Quinta da Canastreira, Cercal

 Herdade Baia Baia, Cercal

 Ares do Monte Turismo, Cercal

 Quinta Boavista, Cercal

 Monte Maltezinho, Mandorelha

Entidades Municipais

  Junta de Freguesia de Colos
+351 283 691 404

  Junta de Freguesia de Relíquias
+351 283 635 310

  Câmara Municipal de Odemira
+351 283 320 900

  Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo
+351 269 904 277

  Câmara Municipal de Santiago do Cacém
+351 269 829 400

Saúde

 Extensão de Saúde de Vale de Santiago

 Centro de Saúde de Colos

 Farmácia Teixeira, Cercal

 Centro de Saúde Cercal do Alentejo, Cercal

Apoio

 CTT

  Multibanco

 Supermercado

ALERTAS

Entre Colos e Cercal não encontrará qualquer ponto de abastecimento ou apoio, pelo que recomendamos ir prevenido com o que achar por conveniente para a extensão da etapa.

Pontos de Interesse

 Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Colos – Conhecida também por Igreja de Santa Isabel, começou a ser construída no século XVI, mais tarde foi sede da Santa Casa da Misericórdia de Colos, organização que acabou por ser extinta.

 Igreja Paroquial de Colos – Igreja também dedicada a Nossa Senhora da Assunção, com estilos barroco e manuelino, tipologias que eram comuns na região do Alentejo.

 Ermida de Nossa Senhora do CarmoOutrora denominada de Ermida de Nossa Senhora da Afincerna, foi construída no século XVI, a mando de Cristóvão Correia, membro da Ordem de Santiago.

 Ermida da Senhora das NevesLocalizada no alto de uma colina denominada como Cerro do Queimado, perto da Ribeira do Seissal, é a única Ermida de invocação mariana na área de Colos que ainda apresenta uma especial dedicação por parte dos habitantes locais.

 Ermida de Nossa Senhora da Bica – Construção associada a uma lenda que relata que andavam pastorinhos pelo local, em pleno verão, sem encontrarem água para beber, quando lhes apareceu Nossa Senhora e lhes respondeu às preces,  pisando uma rocha que imediatamente começou a brotar água, permitindo assim que os pastorinhos matassem a sede.

 Serra do CercalElevação pertencente ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com altitude máxima de 372 metro no pico de Santo Isidro.

CONTACTOS ÚTEIS

Emergência: 112
Incêndios Florestais: 117
Bombeiros Voluntários Odemira:+351 283 320 800
GNR − Posto Territorial de Odemira: +351 283 322 171
Proteção Civil de Odemira:+351 800 210 367

CÓDIGO DE CONDUTA

Não saia do percurso marcado e sinalizado. Não se aproxime de precipícios. Preste atenção às marcações. Não deite lixo orgânico ou inorgânico durante o percurso, leve um saco para esse efeito. Se vir lixo, recolha-o, ajude-nos a manter os Caminhos limpos. Cuidado com o gado, não incomode os animais. Deixe a Natureza intacta. Não recolha plantas, animais ou rochas. Evite fazer ruído. Respeite a propriedade privada, feche portões e cancelas. Não faça lume e tenha cuidado com os cigarros. Não vandalize a sinalização dos Caminhos.